Autocontrole em Cristo
Provérbios 25:28
“Como cidade derrubada, que não tem muros, assim é quem não sabe dominar-se.”
“Deus é bom demais! Mais um dia começando... Meu nome é Hugo Jordão e o tema do devocional de hoje é “Autocontrole em Cristo””
Uma cidade sem muralhas
A Bíblia utiliza uma metáfora muito forte para mostrar a importância do domínio próprio.
Na antiguidade, uma cidade sem muralhas era uma cidade vulnerável.
Ela podia ser invadida a qualquer momento.
Não havia proteção.
Não havia defesa.
Da mesma forma acontece com aquele que não governa a si mesmo.
Uma pessoa sem autocontrole torna-se um alvo fácil para os ataques do inimigo e para os impulsos da própria carne.
O perigo das decisões impulsivas
Muitos dos maiores erros da vida acontecem em poucos segundos.
Palavras ditas no calor da emoção.
Atitudes impensadas.
Explosões de ira.
Decisões precipitadas.
Quantas histórias foram completamente transformadas porque alguém perdeu o controle por alguns instantes?
Sem a muralha do domínio próprio, ficamos expostos e, muitas vezes, agimos de maneiras que depois produzem arrependimento.
Por isso, controlar a si mesmo é uma das maiores demonstrações de maturidade espiritual.
O verdadeiro autocontrole
Muitas pessoas tentam desenvolver domínio próprio apenas pela força de vontade.
Mas a verdadeira transformação não nasce do esforço humano.
Ela nasce do Espírito Santo.
O autocontrole é um fruto do Espírito.
Não somos nós a fonte desse controle.
É Deus quem produz esse fruto em nós.
Por meio de Cristo recebemos a liberdade para dizer não ao pecado, negar os desejos da carne e viver de acordo com a vontade do Senhor.
Entregando o controle a Deus
Ter autocontrole significa, antes de tudo, entregar o controle da nossa vida Àquele que realmente controla todas as coisas.
Quando tentamos conduzir tudo sozinhos, nosso ego nos convence de que somos capazes.
Mas quando confiamos no Senhor, passamos a viver guiados pela Sua sabedoria e não pelos nossos impulsos.
Quem entrega o controle a Deus descobre que o verdadeiro domínio próprio nasce da dependência dEle.
Vamos orar?
“Pai, reconheço que muitas vezes permiti que minhas emoções, desejos e impulsos governassem minhas atitudes. Perdoa-me pelas vezes em que perdi o controle e agi de maneira que não Te agradou. Produz em mim o fruto do Espírito. Ensina-me a depender de Ti em todas as situações. Quero entregar o controle da minha vida ao Senhor e viver segundo a Tua vontade. Fortalece-me para dizer não ao pecado e sim àquilo que glorifica o Teu Nome. Em Nome de Jesus. Amém.”
Desafio do dia
Identifique hoje uma área da sua vida em que você costuma perder o controle.
Pode ser na forma de falar.
Na ira.
Na ansiedade.
Ou em qualquer outro impulso.
Em vez de acreditar que "você é assim mesmo", creia que, em Cristo, você pode viver de maneira diferente.
Visualize-se agindo com equilíbrio, domínio próprio e sabedoria.
Lembre-se:
Quem entrega o controle da vida a Deus aprende a governar a si mesmo.
Compartilhe esse devocional para quem você ama, me siga no Instagram @hugorjordao
E não se esqueça: DEUS É BOM!