O Sabor do Amargo
Provérbios 27:7
“Quem está satisfeito, despreza o mel, mas para quem tem fome até o amargo é saboroso.”
“Deus é bom demais! Mais um dia começando... Meu nome é Hugo Jordão e o tema do devocional de hoje é “O Sabor do Amargo””
O perigo da satisfação
Vivemos em uma geração que busca constantemente conforto, prazer e satisfação.
Fugimos do desconforto e fazemos de tudo para evitar aquilo que é amargo.
Mas Provérbios nos apresenta uma perspectiva completamente diferente.
Quem está satisfeito despreza até o mel.
Por outro lado, quem realmente tem fome encontra sabor até no amargo.
Isso nos ensina que a satisfação excessiva pode nos impedir de experimentar coisas muito maiores.
Quando o bom impede o excelente
Existe uma frase muito conhecida que diz que o maior inimigo do excelente é o bom.
Isso também acontece na vida espiritual.
Quando nos acomodamos, deixamos de crescer.
O conforto pode se transformar em uma prisão invisível.
Enquanto tudo está confortável, dificilmente sentimos necessidade de mudar, aprender ou depender mais de Deus.
Às vezes, é justamente a insatisfação que nos impulsiona para o lugar onde o Senhor deseja nos levar.
Aprendendo com o amargo
A Bíblia apresenta diversos ensinamentos que parecem estranhos aos olhos humanos.
Ela afirma que é melhor estar na casa onde há luto do que na casa onde há festa.
Ensina que o maior é aquele que serve.
São princípios que confrontam nossa lógica natural.
Isso acontece porque Deus está muito mais interessado em formar nosso caráter do que apenas proporcionar momentos agradáveis.
O amargo ensina.
O desconforto amadurece.
As dificuldades moldam pessoas que aprendem a depender do Senhor.
O valor das frustrações
Uma vida sem frustrações pode parecer ideal.
Mas ela produz pessoas frágeis.
Quem nunca aprende a lidar com o "não", com a espera ou com a dor, dificilmente desenvolverá perseverança, gratidão e maturidade.
Até mesmo os momentos difíceis podem se tornar instrumentos nas mãos de Deus para transformar nosso coração.
Por isso, precisamos aprender a agradecer em todas as circunstâncias.
Vamos orar?
“Pai, muitas vezes passei a vida tentando fugir das dificuldades e buscando apenas aquilo que me agradava. Mas hoje reconheço que o Senhor também usa os momentos amargos para me ensinar, moldar e aproximar meu coração de Ti. Dá-me fome da Tua presença acima de qualquer conforto. Ajuda-me a aprender com cada situação e a confiar que tudo coopera para o bem daqueles que Te amam. Quero me tornar mais parecido com Jesus, que foi manso, humilde e obediente até o fim. Em Nome de Jesus. Amém.”
Desafio do dia
Existe alguma situação difícil ou desagradável acontecendo em sua vida neste momento?
Em vez de apenas reclamar ou tentar fugir dela, pergunte ao Senhor:
"O que o Senhor deseja me ensinar através disso?"
Aprenda a enxergar propósito até nos momentos amargos.
Lembre-se:
Deus também usa o desconforto para formar o caráter daqueles que ama.
Compartilhe esse devocional para quem você ama, me siga no Instagram @hugorjordao
E não se esqueça: DEUS É BOM!