Ouvindo a Sabedoria
Provérbios 1:33
“Mas aquele que me der ouvidos viverá em plena paz, seguro e sem temer mal algum!”
“Deus é bom demais! Mais um dia começando... Meu nome é Hugo Jordão e o tema do devocional de hoje é “Ouvindo a Sabedoria”
Onde está a verdadeira segurança?
Muitas vezes buscamos segurança em coisas externas.
Uma boa condição financeira.
Uma casa protegida.
Um emprego estável.
Ou até mesmo a ausência de problemas.
Mas o livro de Provérbios nos apresenta uma realidade completamente diferente.
A verdadeira segurança não está naquilo que acontece ao nosso redor, mas em quem decidimos ouvir.
Deus promete que aquele que dá ouvidos à Sua sabedoria viverá em paz, seguro e sem temer mal algum.
A falsa sensação de bem-estar
Os insensatos constroem sua segurança em fortalezas externas.
Acreditam que dinheiro, status, recursos ou controle são suficientes para protegê-los.
Entretanto, tudo isso pode desaparecer de um dia para o outro.
A paz que depende das circunstâncias sempre será frágil.
Por isso, Deus nos convida a construir algo muito mais profundo.
Uma segurança que o mundo não pode oferecer e também não pode tirar.
Uma estrutura de pensamento blindada
Quando ouvimos a sabedoria de Deus, algo muda dentro de nós.
Nossa mente passa a ser fortalecida pela verdade.
Desenvolvemos uma estrutura de pensamento blindada.
Uma segurança que nasce no coração.
Ela é intangível.
As circunstâncias exteriores não conseguem alcançá-la.
Mesmo em meio ao caos, podemos experimentar paz.
Porque nossa confiança não está nas situações, mas na Rocha que jamais será abalada.
É nesse lugar que o coração finalmente descansa.
Sabedoria é uma Pessoa
Muitas vezes pensamos na sabedoria apenas como conhecimento.
Mas a Bíblia vai muito além disso.
Provérbios ensina que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria.
Isso significa que a verdadeira sabedoria aponta para uma Pessoa.
Ela nos conduz ao próprio Deus.
Ouvir a sabedoria é ouvir a voz do Senhor.
É permanecer conectado Àquele que conhece todas as coisas e dirige nossos caminhos.
Vamos orar?
“Pai, reconheço que muitas vezes busquei segurança nas coisas deste mundo. Perdoa-me por confiar mais nas circunstâncias do que em Ti. Ensina-me a ouvir a Tua voz acima de qualquer outra. Que a Tua sabedoria fortaleça minha mente e meu coração para que eu viva em paz, mesmo diante das dificuldades. Quero permanecer firmado em Ti, minha Rocha e minha verdadeira segurança. Em Nome de Jesus. Amém.”
Desafio do dia
Quando você se sentir inseguro diante de alguma situação, pare por um instante e pergunte:
“Quem eu estou ouvindo neste momento?”
Quem ouve a sabedoria pode até sentir medo.
Mas não é dominado por ele.
Porque sabe Quem está ao seu lado.
Peça hoje a Deus uma mente firmada na Rocha e um coração que permaneça em paz, independentemente das circunstâncias.
Compartilhe esse devocional para quem você ama, me siga no Instagram @hugorjordao
E não se esqueça: DEUS É BOM!